Marcos 1. 1-8
1º Porque precisamos do evangelho?
I - Principio do evangelho...
Evangelho literalmente que dizer Boas novas, no caso do Cristo, Boas noticias de salvação.
Deus é o criador de todas as coisas:
- Dos anjos.
- Do céu, da terra e do mar (Natureza).
- Do homem.
2º Os três aspectos do Nome
I - DE JESUS (Sua humanidade)...
Este nome designa a Pessoa e a existência do Filho de Deus, que veio ao mundo para salvar os pecadores. Quando Ele é invocado como Senhor, Redentor e Salvador, é esse o seu nome íntimo e pessoal. Após a queda do homem a promessa de restauração foi deixada por Deus; uma jovem prometida se preparava para seu matrimônio, quando recebeu a incumbência de ter em seu ventre um menino que salvaria a humanidade. Estamos falando de uma gestação que não resultara de uma conjunção carnal, o corpo desse menino fora gerado por obra e graça do Espírito Santo.
II – CRISTO (Sua Missão)...
O título está no grego que quer dizer no hebraico Messias e que nós entendemos como ungido. O titulo, nos fala sobre do seu oficio como:
- Sumo Sacerdote.
- Rei.
- E Profeta.
O homem havia errado o alvo, não estava a executar nada que agradava a Deus, a justiça de Deus clamava pela punição dos seres humanos, Cristo fora escolhido para morrer em nosso lugar, assim, não há mais obstáculo para um homem que deseje reconciliação com o seu criador.
III – Jesus Cristo, Filho de Deus (Sua divindade)...
O nome completo é composto do nome próprio (Jesus) e de um título (Cristo), ligados, designam o Filho de Deus bendito, o Salvador universal.
O filho de Deus, não tem começo é não terá fim, Ele vive de eternidade a eternidade, não sabemos quantas eternidades Ele viveu antes de criar os seres espiritual, humano e animal.
O Filho de Deus não é escravo do Cronos, isso pertence aos seres criados ou gerados, sendo filho de Maria ele envelheceu, sendo O Filho de Deus nunca sofreu desses males.
Ele não apenas está ao lado de Deus, Ele não apenas possuem os atributos de Deus, Ele mesmo é o próprio Deus juntamente com o Espírito Santo.
Nosso único e verdadeiro Deus é trino:
- O Pai.
- O Filho.
- E O Espírito Santo.
I - Como está escrito nos profetas...
Deus havia predito em sua palavra a mais ou menos uns 430 anos atrás que enviaria um que viria antes do Messias, a finalidade deste era prepará o caminho, a figura que fora usada é de um arauto que vai a frente do rei preparando as estradas para que este possa passar em segurança.
II - Eis que envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do senhor, endireitai as suas veredas...
Um arauto prepara as estradas, este profeta prepararia os corações. Não seria uma missão fácil, na nação de Israel havia grupos de múltiplos religiosos, existiam muitas incertezas e convicções erradas acerca daquilo que é a vontade de Deus naquele momento.
A voz que clamaria no deserto concertaria aqueles corações com uma mensagem de despertamento.
Uma mensagem que revele a direção ao coração é a solução para aqueles que estão perdidos e mergulhados na superficialidade da religião que resume a obedecer a regras e viver em uma vida de intensa perseguição, criticas e murmuração para com o próximo.
4º A mensagem do precursor
I - Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados...
A mensagem que confronta:
- Batismo de arrependimento!
- Todos pecaram e separados estão da gloria de Deus!
- Tem misericórdia de nós Senhor, pois, somos pecadores!
II - E toda a província da Judeia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados...
Diante da proclamação do genuíno evangelho as margens do rio Jordão, a população afluíram para lá e eram batizados depois que reconhecia que eram pecadores e como sinal de arrependimento confessava os seus erros e eram batizados.
5º A vida do precursor
I - E João andava vestido de pelos de camelo, e com um cinto de couro em redor dos seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre...
As vestes eram apropriadas para o deserto, para protegê-lo do calor intenso do dia e do frio intenso da noite. João filho de Zacarias e Isabel nascera e estava crescendo e se robustecendo nos desertos até o dia em que haveria de se mostrar a Israel, provavelmente, João com a finalidade de ficar longe do meio politico e religioso corrompido preferiu essa trajetória de vida, havia um grupo chamado de Essênios que aproximadamente entre os séculos 2 a.c à 1 d.c viviam confinados nos desertos estudando a Torá e orando a Deus seguindo uma rigorosa disciplina e vivendo em harmonia de bens.
É possível que João que por batizar ficou conhecido como João Batista seja um dos integrantes desse grupo.
6º A humildade do precursor
I - E pregava dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas...
Aqui chegamos a um ponto importante do conhecimento dos fatos:
- Mais forte do que eu!
- 1º Reconhecimento: quem sou eu?
- 2º reconhecimento: quem é Ele?
- O meu eu comparado com o Eu de Jesus Cristo.
A humildade de João o Batista consistia em entender a sua posição em primeira instancia como:
- O ultimo dos nascidos de mulher que levará sobre os ombros o ministério profético.
- O que preparou o caminho para a vinda do próprio filho de Deus.
- O que recebeu a autoridade de batizar.
- O que tem a revelação de Deus acerca do Messias.
- O que ocupa um lugar de destaque no Reino de Deus.
- O que foi o primeiro a anunciar a sua chegada.
- O escolhido.
- O filho de Deus.
- O Maravilhoso.
- O conselheiro.
- O Deus forte.
- O Pai da Eternidade.
- O príncipe da paz.
I - Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; Ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo...
João declara que Jesus batizaria com o Espirito Santo todo àquele que Nele crer.
Um novo tempo de paz, reconciliação com Deus e poder no Espírito Santo estava por vim...
Nenhum comentário:
Postar um comentário